O Brasil comprará sistemas de mísseis russos Pantsir S1 em 2016, declarou um alto funcionário do Serviço Federal Russo para Cooperação Técnico-Militar nesta terça-feira (8).
Os dois países começaram as negociações sobre o fornecimento dos Pantsir em 2012, mas as negociações foram adiadas devido às restrições do orçamento brasileiro.
“A Rússia foi informada que a atribuição de meios do orçamento brasileiro para comprar os Pantsir está planejada para 2016”, declarou o alto funcionário à agência noticiosa russa RIA Novosti.
O Pantsir S1 (SA-22 Greyhound, segundo a OTAN) é um sistema russo de mísseis terra-ar de curto e médio alcance e também um sistema de artilharia antiaeronaves. Entrou ao serviço em 2012 e substituirá gradualmente o sistema automotor Tunguska.
Nos próximos dias 14 e 15 de setembro será realizada em Moscou a IX Reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação (CIC) Brasil-Rússia, na qual no âmbito da cooperação militar entre os dois países serão discutidos, entre outros temas, a criação de um centro de manutenção para helicópteros Mi-35 (vendidos pela Rússia ao Brasil).
Além disso será apresentado ao lado brasileiro o sistema automatizado russo “Cidade Segura”, desenvolvido para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, realizados em fevereiro de 2014.
ConversionConversion EmoticonEmoticon