Um oficial turco, citado pela AFP, confirmou que a Turquia iniciou uma invasão terrestre "de curta duração" no Norte do Iraque, como uma etapa do seu combate ao Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK), considerado uma organização terrorista e inimigo principal por Ancara.
Relatos sobre uma operação militar das Forças Armadas da Turquia surgiram mais cedo na mídia. O jornal turco Posta informou que dois batalhões de Operações Especiais levaram a cabo uma operação breve no Norte do Iraque.
O alvo da operação, segundo esta edição, foi um grupo de militantes do PKK.
"Isso [a operação terrestre] é uma medida de curta duração para impedir a fuga dos terroristas", disse uma fonte citada pela AP.
A operação turca é provavelmente uma retaliação aos militantes curdos aplicada em resposta a um atentado no domingo, quando uma explosão matou 16 pessoas e ferindo outras seis.
O governo turco qualifica os militantes curdos de terroristas e os considera a maior ameaça do Estado.
Na segunda metade do agosto passado, a Turquia envolveu-se em combates contra o Estado Islâmico, grupo terrorista proibido na Rússia. Chegou a abrir suas bases aéreas para os caças da coalizão ocidental anti-EI. Mas, deixando os aviões da coalizão bombardear posições do Estado Islâmico, a própria Turquia segue focada no combate "até a extinção completa" ao PKK.
ConversionConversion EmoticonEmoticon