Força Aérea francesa ataca Estado Islâmico na Síria

A França realizou dois ataques aéreos contra um campo de treinamento do grupo terrorista Estado Islâmico na noite de sexta-feira (9), declarou o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian.

Segundo disse Jean-Yves Le Drian à estação de rádio local Europa 1, não é a primeira vez nem a última que a aviação francesa bombardeia posições do Estado Islâmico na Síria. 

"Dois [caças]Rafale bombardearam o campo de treinamento [do Estado Islâmico]. Os alvos foram atingidos", declarou.

O ministro felicitou os pilotos pela operação bem sucedida. 

O Estado-Maior francês preparou a operação durante algumas semanas. O campo de treinamento alvejado é um local que fica em 5 km de Raqqa, “capital” dos terroristas, onde foram treinados jihadistas 
estrangeiros. Segundo Le Drian, o objetivo da operação foi destruir o campo de treinamento “para que eles, terroristas do Estado Islâmico, não regressem à França para realizar atentados”. O serviço de inteligência francês tinha a certeza absoluta de que os militantes de origem francesa foram treinados naquele campo. 

A missão aérea francesa foi coordenada com a coalizão internacional contra o Estado Islâmico, liderada pelos EUA, para evitar o risco de interferência. Mas foi uma missão estritamente nacional, que se tornou possível graças ao alvo ter sido determinado por dados de reconhecimento franceses.

No fim de setembro a França realizou seu primeiro ataque contra posições do Estado Islâmico na Síria como a parte da coalizão internacional. No Iraque, a França continua a sua campanha aérea desde 2014.
Previous
Next Post »