A senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou nesta segunda-feira (24), em Plenário, manifestação do presidente da Bolívia, Evo Morales, que disse que poderia entrar no Brasil para evitar um golpe de estado contra o governo da presidente Dilma Rousseff.
Segundo a senadora, o Brasil não precisa desse tipo de interferência porque o país tem um Judiciário independente, o Congresso Nacional está funcionando, a oposição atua livremente, o Poder Executivo continua trabalhando e a imprensa tem total liberdade. Para Ana Amélia, presidentes de qualquer país vizinho podem emitir opinião sobre a crise brasileira e manifestar apoio à presidente Dilma Rousseff, mas não podem fazer ameaça de interferência no país.
— Vivemos num momento de plena democracia, com as instituições funcionando. Portanto, senhor presidente Evo Morales, não venha aqui se meter no Brasil porque o Brasil, o povo brasileiro e suas instituições estão muito fortes e não precisam de tutela de quem quer que seja. O Brasil, tenho repetido aqui, é maior que sua crise e vamos superá-la de maneira soberana — afirmou.
Ana Amélia também destacou que a maioria dos estados está descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal devido à queda acentuada na arrecadação e ao aumento dos gastos obrigatórios, como mostra reportagem do jornal O Globo.
Segundo o jornal, nos primeiros quatro meses do ano, as receitas estaduais caíram 22,4%, enquanto as despesas com pessoal subiram 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Como consequência, 22 estados já ultrapassaram algum limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo que seis já superaram o teto fixado para gastos com pessoal ou dívida consolidada líquida. Os demais estão acima dos limites prudenciais, segundo a reportagem.
FONTE: www.cenariomt.com.br
ConversionConversion EmoticonEmoticon